Colaboradores

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Revolta do Buzu: nova manifestação reúne estudantes na Estação da Lapa


Estudantes integrantes do Movimento Exu Tranca Rua - SSA ou Revolta do Buzu 2011 decidiram fechar a entrada da Estação da Lapa, no final da manhã desta terça-feira, 4. Duas viaturas da Polícia Militar, uma da Rotamo (Ronda Tática Motorizada) e outra do Batalhão de Choque estão no local, mas permitem a realização da manifestação sem interferências. O grupo, que reúne mais de 50 estudantes, protesta contra o aumento da passagem dos coletivos em Salvador, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 no último domingo, 2.

Os integrantes do Movimento Exu Tranca Rua - SSA ou Revolta do Buzu 2011 começaram a se reunir na Lapa por volta das 10h e prometem promover mais uma vez o “passe livre” no embarque da população nos coletivos. Segundo os estudantes, o passe livre será feito com o intuito de dar prejuízo aos empresários, já que, segundo eles, “a melhor forma de negociar é através do prejuízo”. Até as 10h30, os estudantes não haviam feito paralisação, mas já convidavam os passantes a integrarem o movimento, afirmando que as reivindicações beneficiam a todos.


No início do protesto nesta manhã, o que se ouve na Estação da Lapa são gritos de guerra como “Tá na hora de botar João pra fora”, “Os estudantes já decidiram: João, o pior prefeito do Brasil” e “Boi, boi, boi, boi da cara preta, se não abaixar a passagem, vou pular a roleta”. Os estudantes ameaçam também paralisar a cidade após o retorno das aulas, caso o valor da passagem não reja reduzido.

De acordo com o presidente da Associação do Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), Wendell Matheus Andrade, de 21 anos, houve um acordo com o prefeito João Henrique em 2005 de que o valor das passagens seria congelado por dois anos, e esse acordo não vem sendo cumprido. Os estudantes reclamam também das poucas unidades do Salvador Card na cidade, apenas três, o que dificulta o acesso por parte daqueles que moram longe dos locais.

“O que os estudantes querem é a queda no valor da passagem e o congelamento por dois anos. Reconhecemos que é muito difícil que isso aconteça, mas acreditamos que, através das manifestações, podemos conseguir outros benefícios”, afirmou Wendell.

Na programação desta terça-feira, os integrantes do movimento prometem também seguir em passeata da Estação da Lapa até a prefeitura e entregar uma carta ao prefeito contendo todas as reivindicações do grupo. Duas viaturas da Polícia Militar, uma da Rotamo (Ronda Tática Motorizada) e outra do Batalhão de Choque acompanham a manifestação.


*Com redação de Clarissa Pacheco, do A Tarde On Line.


COMENTÁRIO:


Putz... não tinha um nome melhor pra colocar no movimento não? Exu Tranca Rua???


E querem respeito com este nome???...rs - Brincadeira...


Mas enfim... tomaram um decisão certa... o passe livre foi show... pq eu tava cançada daquelas paralições q impedem o ônibus de sair prejudicando a todos e não influenciando muito a quem deveria: - Os Empresários!!!


Quanto aos postos do Salvador Card... realmente são poucos... eu tb gostaria de mais... mas vamos ser justos... mesmo os q moram distantes não são tão prejudicados afinal os postos estão localizado em locais de fácil acesso para todos os bairros de salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário