Colaboradores

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Policiais posam como bandidas e causam polêmica na Espanha

Oficiais catalãs participam de ensaio sensual em fotos que mostram roubo de carros e joias.

Um grupo de policiais femininas espanholas causou polêmica ao posar para as fotos sensuais de um calendário vestidas como bandidas.

Nas fotos de cada mês as agentes simulam cenas de roubos mascaradas, com roupas eróticas e fetichistas. O projeto já provoca polêmica entre a própria polícia.

Nas fotografías elas usam lingerie, botas de couro, máscaras e vários itens que remetem a fetiches sexuais.

As cenas, que mostram roubo de carros, de jóias e de obras de arte, foram descritas por outros agentes como apologia ao delito e tentativa de ridicularizar a todos os policiais.

As oito policiais catalãs posaram para as fotos em poses sensuaisAs oito policiais catalãs posaram para as fotos em poses sensuais (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

O Setor Policial de Ponent, na Catalunha, de onde são as mulheres, destacou que, apesar de as modelos serem policiais em exercício, a polícia não tem envolvimento algum com as fotos controversas.

'São fotos que elas fizeram de forma particular. Em nenhuma imagem foi usado o uniforme ou algum distintivo oficial porque sabem que isto é terminantemente proibido pelo regulamento', disse à BBC Brasil um porta-voz da polícia de Ponent.

`Irresponsabilidade'
Segundo o porta-voz, as fotos foram propostas pelas oito agentes que posaram para uma fotógrafa amiga do grupo com a intenção de 'criar um presente original para companheiros de delegacias da região, amigos e parentes'.

No entanto, representantes do Sindicato Unificado da Polícia (SUP) e do Fórum Polícia afirmam que o presente é, na verdade, um ato de irresponsabilidade.

Representantes da polícia dizem que o projeto faz apologia ao delitoRepresentantes da polícia dizem que o projeto faz apologia ao delito (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

O porta-voz do SUP, José Maria Benito, lembrou que as agentes 'têm todo o direito de criar um calendário e de posar como modelos, mas talvez tenham se equivocado na fantasia'.

'Deveriam lembrar que esse calendário só é notícia porque elas são policiais. Quando alguém faz parte de uma instituição que não está precisamente para brincadeiras, precisa saber que há direitos civis incompatíveis com a nossa condição'.

O sindicato Fórum Policial também criticou o calendário, dizendo que a brincadeira com cenas de roubos desrespeita policiais que se arriscam na profissão.

'Quando temos todos os dias companheiros arriscando a vida em situações extremas, fica difícil entender que outros encarem delitos como se fossem simples brincadeiras', disse à BBC Brasil um representante sindical.

As oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento internoAs oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento interno (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

As oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento interno. Mas, segundo o porta-voz da polícia de Ponent, elas tem 'recebido bem as críticas e os elogios, que também têm chegado'.

Ele disse ainda que elas esperam que a situação 'serene' o mais cedo possível.

Até agora não houve denúncias formais sobre o comportamento das agentes por causa do calendário, mas o regulamento da polícia prevê sanções em caso de que um policial seja acusado de prejudicar o nome e a imagem pública da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário