Colaboradores

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ELA NÃO É ASSUMIDA

Estar numa relação lésbica quando a parceira ainda não se assumiu

Estar numa relação com uma parceira que ainda não se assumiu como lésbica pode ser um desafio. Tudo se torna mais difícil, nem que seja porque sempre que está em público com essa pessoa poderá sentir que existe um segredo que a envergonha. Separar a relação desse tipo de sentimento pode ser complicado. Lidar com a relutância da parceira em assumir-se pode ser também desgastante. Porém, para a outra pessoa não deixa de ser também um problema, pois o medo de se assumir e das consequências que isso pode ter na sua vida pode ser também preocupante, e um processo que terá de levar o seu tempo, pois terá de ocorrer sem pressão e quando a pessoa se sentir capaz de o fazer.

Timing


Cada mulher lésbica tem o seu timing para se assumir e nada diz que tem de ser mais ou menos rápida que o da sua parceira. Existem inúmeros fatores, desde o medo das pessoas que poderá perder, da recusa da sua família em aceitar, da sua religião, da sua comunidade, da vida profissional, da vida social... Tudo isto pode ser motivo da dificuldade em assumir-se. Para quem já se assumiu, é natural que veja a sociedade como ignorante e, de facto, a sociedade prefere naturalmente que quem seja diferente se mantenha a um canto calado sem levantar grandes ondas, para que ninguém se sinta desconfortável. Isto pode fazer com que muitas mulheres se mantenham no armário e prefiram não se assumir, quase como se não merecessem o mesmo tipo de felicidade que todos os outros.


O outro lado


Quando já não se “está no armário” deixa-se de sentir a culpa por algo que não se deve sentir culpa; na realidade até se torna algo para se celebrar. Neste caso, é mesmo difícil aceitar a parceira que está no lado quase oposto do que se sente, especialmente se está numa relação de compromisso, que significa que terá de a ocultar às pessoas que gostava de o expressar – aos olhos do mundo é apenas uma amiga ou uma colega. Por isso, ao estar bem com a sua homossexualidade, torna-se mais difícil lidar com a sua parceira. Afinal, só quando estão a sós é que parecem existir enquanto casal. Magoa quando quem nós amamos nos quer esconder do mundo.


Solução


Se sente que a sua situação é parecida com esta, então saiba que não há outro caminho que não seja a comunicação. Na realidade, devem considerar que independentemente do lado em que estão, ambas estão a lutar e a sofrer por isso. Perceba que é importante que ambas compreendam as duas posições e só conversando é que se pode obter isso. Encontrem soluções para lidarem com a relação e com os problemas que existem devido a ela. Se não compreende o que a sua parceira está a passar, pergunte-lhe sobre isso. A confiança é fundamental, é importante respeitar a posição da parceira, quer concorde ou não com ela. A sua parceira necessita de saber que pode confiar em si. Relativamente à pessoa que ainda não se assumiu, deve também compreender que assumir-se não foi fácil e que voltar um passo atrás também é complicado.

Ambas devem de ter uma dose muito grande de compreensão e tolerância. Devem saber respeitar a posição uma da outra e, acima de tudo, saberem respeitar-se, sabendo que ambas vão fazer esforços para que a relação funcione.
Porém, todas as mulheres que se querem assumir, só o devem fazer por si mesmas, e não devido a outras pessoas. Sejam uma equipa e lembrem-se sempre qual o motivo que as mantém juntas. Estar com alguém que ainda não se assumiu não tem de ser tão difícil, tentem aproveitar a relação e o amor de ambas.

4 comentários:

  1. Pow, eu estou passando por uma situação parecida, minha namorada naum é assumida e isso naum faz só com que eu me incomode como me faz pensar bobagens, como ex: que ela tem outras pessoas e por isso se esconde; mais no fundo sei ki ela apenas tem medo assim como um dia eu tive! Samanta tah cada vez melhor o blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm to passando por isso agr ela diz qe nao qer magoar a mãe dla, eu entendo mais eh muito ruim sai na rua nao pode anda d maos dadas nem bja, fla qe eh sua amiga nada mais. :/Os caras mexendo aff eh horrivel isso mais ela diz qe JAMAIS vai se assumir :( eu qeria mesmo era casa com ela sab mais se ela nao se assumir nao vai te jeito .. Mais acho qe eh qestão de tempo, qe mais pra frent ela se assumi sim, e uma duvida qe carrego cmg .... Mais tenho certeza qe no final vai da tudo certo, eu a amo isso qe importa ♥

    ResponderExcluir
  3. Realmente... o que importa mesmo é o q ambas sentem... mas talvez com o tempo isso possa vir a incomodar bastante... de qualquer forma boa sorte e não se preocupe, com o empo se assumir também será uma necessidade dela.

    Xêro

    ResponderExcluir