Colaboradores

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Revolta do Buzu: nova manifestação reúne estudantes na Estação da Lapa


Estudantes integrantes do Movimento Exu Tranca Rua - SSA ou Revolta do Buzu 2011 decidiram fechar a entrada da Estação da Lapa, no final da manhã desta terça-feira, 4. Duas viaturas da Polícia Militar, uma da Rotamo (Ronda Tática Motorizada) e outra do Batalhão de Choque estão no local, mas permitem a realização da manifestação sem interferências. O grupo, que reúne mais de 50 estudantes, protesta contra o aumento da passagem dos coletivos em Salvador, que passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 no último domingo, 2.

Os integrantes do Movimento Exu Tranca Rua - SSA ou Revolta do Buzu 2011 começaram a se reunir na Lapa por volta das 10h e prometem promover mais uma vez o “passe livre” no embarque da população nos coletivos. Segundo os estudantes, o passe livre será feito com o intuito de dar prejuízo aos empresários, já que, segundo eles, “a melhor forma de negociar é através do prejuízo”. Até as 10h30, os estudantes não haviam feito paralisação, mas já convidavam os passantes a integrarem o movimento, afirmando que as reivindicações beneficiam a todos.


No início do protesto nesta manhã, o que se ouve na Estação da Lapa são gritos de guerra como “Tá na hora de botar João pra fora”, “Os estudantes já decidiram: João, o pior prefeito do Brasil” e “Boi, boi, boi, boi da cara preta, se não abaixar a passagem, vou pular a roleta”. Os estudantes ameaçam também paralisar a cidade após o retorno das aulas, caso o valor da passagem não reja reduzido.

De acordo com o presidente da Associação do Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), Wendell Matheus Andrade, de 21 anos, houve um acordo com o prefeito João Henrique em 2005 de que o valor das passagens seria congelado por dois anos, e esse acordo não vem sendo cumprido. Os estudantes reclamam também das poucas unidades do Salvador Card na cidade, apenas três, o que dificulta o acesso por parte daqueles que moram longe dos locais.

“O que os estudantes querem é a queda no valor da passagem e o congelamento por dois anos. Reconhecemos que é muito difícil que isso aconteça, mas acreditamos que, através das manifestações, podemos conseguir outros benefícios”, afirmou Wendell.

Na programação desta terça-feira, os integrantes do movimento prometem também seguir em passeata da Estação da Lapa até a prefeitura e entregar uma carta ao prefeito contendo todas as reivindicações do grupo. Duas viaturas da Polícia Militar, uma da Rotamo (Ronda Tática Motorizada) e outra do Batalhão de Choque acompanham a manifestação.


*Com redação de Clarissa Pacheco, do A Tarde On Line.


COMENTÁRIO:


Putz... não tinha um nome melhor pra colocar no movimento não? Exu Tranca Rua???


E querem respeito com este nome???...rs - Brincadeira...


Mas enfim... tomaram um decisão certa... o passe livre foi show... pq eu tava cançada daquelas paralições q impedem o ônibus de sair prejudicando a todos e não influenciando muito a quem deveria: - Os Empresários!!!


Quanto aos postos do Salvador Card... realmente são poucos... eu tb gostaria de mais... mas vamos ser justos... mesmo os q moram distantes não são tão prejudicados afinal os postos estão localizado em locais de fácil acesso para todos os bairros de salvador.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Policiais posam como bandidas e causam polêmica na Espanha

Oficiais catalãs participam de ensaio sensual em fotos que mostram roubo de carros e joias.

Um grupo de policiais femininas espanholas causou polêmica ao posar para as fotos sensuais de um calendário vestidas como bandidas.

Nas fotos de cada mês as agentes simulam cenas de roubos mascaradas, com roupas eróticas e fetichistas. O projeto já provoca polêmica entre a própria polícia.

Nas fotografías elas usam lingerie, botas de couro, máscaras e vários itens que remetem a fetiches sexuais.

As cenas, que mostram roubo de carros, de jóias e de obras de arte, foram descritas por outros agentes como apologia ao delito e tentativa de ridicularizar a todos os policiais.

As oito policiais catalãs posaram para as fotos em poses sensuaisAs oito policiais catalãs posaram para as fotos em poses sensuais (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

O Setor Policial de Ponent, na Catalunha, de onde são as mulheres, destacou que, apesar de as modelos serem policiais em exercício, a polícia não tem envolvimento algum com as fotos controversas.

'São fotos que elas fizeram de forma particular. Em nenhuma imagem foi usado o uniforme ou algum distintivo oficial porque sabem que isto é terminantemente proibido pelo regulamento', disse à BBC Brasil um porta-voz da polícia de Ponent.

`Irresponsabilidade'
Segundo o porta-voz, as fotos foram propostas pelas oito agentes que posaram para uma fotógrafa amiga do grupo com a intenção de 'criar um presente original para companheiros de delegacias da região, amigos e parentes'.

No entanto, representantes do Sindicato Unificado da Polícia (SUP) e do Fórum Polícia afirmam que o presente é, na verdade, um ato de irresponsabilidade.

Representantes da polícia dizem que o projeto faz apologia ao delitoRepresentantes da polícia dizem que o projeto faz apologia ao delito (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

O porta-voz do SUP, José Maria Benito, lembrou que as agentes 'têm todo o direito de criar um calendário e de posar como modelos, mas talvez tenham se equivocado na fantasia'.

'Deveriam lembrar que esse calendário só é notícia porque elas são policiais. Quando alguém faz parte de uma instituição que não está precisamente para brincadeiras, precisa saber que há direitos civis incompatíveis com a nossa condição'.

O sindicato Fórum Policial também criticou o calendário, dizendo que a brincadeira com cenas de roubos desrespeita policiais que se arriscam na profissão.

'Quando temos todos os dias companheiros arriscando a vida em situações extremas, fica difícil entender que outros encarem delitos como se fossem simples brincadeiras', disse à BBC Brasil um representante sindical.

As oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento internoAs oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento interno (Foto: Iolanda Sebé/BBC)

As oito policiais fotografadas não dão entrevistas por causa do regulamento interno. Mas, segundo o porta-voz da polícia de Ponent, elas tem 'recebido bem as críticas e os elogios, que também têm chegado'.

Ele disse ainda que elas esperam que a situação 'serene' o mais cedo possível.

Até agora não houve denúncias formais sobre o comportamento das agentes por causa do calendário, mas o regulamento da polícia prevê sanções em caso de que um policial seja acusado de prejudicar o nome e a imagem pública da instituição.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!!!


2010 se foi... foram muitas realizações... conquistas... conhecemos muitas pessoas... Eu agradeço a Deus... por tudo q aconteceu e principalmente das pessoas q entraram em minha vida este ano dentre muitos presentes... Deus me Deus uma pessoa muito especial... que esta comigo em todos os instantes e fez despertar em mim algo que nem eu mesmo imaginaria sentir. Pra esta pessoa... meu EU TE AMOOOOO!!!... e um... MUITO OBRIGADA!!!

Eu desejo que este ano venha repleto de vitórias... saúde... paz... amor... dinheiro... e o q mais tiver de bom pra se desejar... não só pra mim, mas pra todos à minha volta.

À vocês leitores do blog... meu muito obrigada... vou tentar melhorar as noticias e espero que gostem... caso queiram saber sobre algo, é só falar... tb aceito postagens de leitores com os direitos autorais no site...

Que Venha 2011!!!