Colaboradores

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Nem mesmo a chuva fina conseguiu ofuscar o brilho da 9 Parada Gay da Bahia


Fátima Mendonça, madrinha da 9 Parada Gay da Bahia

Como havia previsto a 9 Parada Gay teve inicio as falas das autoridades as 14h30 com a chegada da madrinha a Primeira Dama da Bahia, Fátima Mendonça. Antes de entregar a faixa Luiz Mott, fundador do GGB fez uso da palavra e claro, não deixou de dizer seu mote predileto “A Bahia é gay”, seguindo de Mott o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, (ABGLT) acompanhado do seu marido David Harand, fez uso da palavra e na sua fala pontuou que o atual Governador da Bahia e candidato a reeleição Jacques Wagner foi o único na região que assinou o Termo de Compromisso em promover políticas de combate a homofobia na Bahia.

Logo após a fala de Toni Reis, a prefeita de Lauro de Freitas, madrinha da Parada do ano anterior, passou a faixa a Fátima Mendonça. No seu discurso Moema Gramacho, convidou a população para que vá a Lauro de Freitas prestigiar a Parada municipal no dia 10 de outubro próximo.

Aparentando felicidade, com pouca maquiagem, discreta, mas elegante a Primeira Dama recebeu das mãos de Moema a faixa de madrinha, confeccionada pelo artista Carlos Tamba. No seu discurso rápido ela disse da felicidade de receber esse reconhecimento. “Eu amo todos vocês, e quero que vocês me amem também”, disse e ainda citou uma frase da bíblia sobre o amor. Após receber a faixa ela desceu do trio e seguiu junto com o povo em sua Fobica vermelha. As 15h a Parada começou sua evolução em direção a Praça Castro Alves, voltando ao inicio pela Rua Carlos Gomes.

Na opinião de Luiz Mott, fundador do GGB a Parada conseguiu reunir cerca de 900 a 1 milhão de pessoas no Centro de Salvador. A parte os pequenos furtos de maquina fotográfica, celulares e acessórios pessoais como colares e pulseiras até as 20h30 a Policia Militar não havia registrado nenhuma ocorrência mais grave. Nem mesmo a chuva fina que durou cerca de duas horas não conseguiu ofuscar o brilho da festa nem a participação popular.

A Parada Gay depois do Movimento Diretas Já é o Movimento que mais consegue reunir pessoas as ruas. O Tema desse ano foi Homofobia Fora Daqui! Por uma Bahia, sem Racismo, Machismo e Homofobia. Uma realização do Grupo Gay da Bahia (GGB). Aguardem mais fotos.

Confira fotos do A Tarde e Correio da Bahia.

OBS: Está postagem foi do GGB - Grupo Gay da Bahia